19 de maio de 2009

EXPOSIÇÃO! ART EXHIBITION!


25/05/2009 | N° 11635

EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA

Índia individual

DAIANA SCHVARTZ E RICARDO MACHADO MOSTRAM, EM EXPOSIÇÃO DE DESENHOS E FOTOS, OUTRA VISÃO DO PAÍS POPULARIZADO NA NOVELA E NO CINEMA

Aexperiência de cerca de dois meses em um país totalmente desconhecido rendeu mais do que lembranças de viagem ao casal Daiana Schvartz e Ricardo Machado. Rendeu a vontade de montar uma exposição, mostrando detalhes do país asiático por onde passaram. As ideias, a partir de amanhã, ganham espaço na Biblioteca Central da Furb, em Blumenau. Com diferentes talentos, a artista plástica e o historiador reúnem obras na exposição Olhares Sobre a Índia, que abre amanhã, às 20h.

Falar sobre a cultura indiana, atualmente, pode parecer lugar-comum. Diariamente, quem assiste à novela Caminho das Índias, da Rede Globo, recebe informações sobre a vida familiar dos indianos, seu linguajar, seu modo de vestir. Desde o ano passado, a novela é responsável por alavancar a cultura de massa indiana que chegou às roupas, aos sapatos e às bijuterias. Quem também se rendeu aos encantos do país asiático foi o cinema. O vencedor do Oscar 2009 foi justamente um filme com a temática indiana, Quem Quer Ser um Milionário?, uma produção mista de estúdios com a indústria cinematográfica de Bollywood.

O fato de o filme mostrar uma Índia marginalizada e a novela apresentar famílias indianas glamurizadas mostra como é possível ter visões diferentes sobre um mesmo país. Daiana e Ricardo sabem que as pessoas que conferirem a exposição, a partir de amanhã, já terão muitas informações sobre o país. Talvez, chegarão ao espaço até mesmo com uma visão pré-concebida. Por isso, a intenção não é fazer um retrato do povo, mas o olhar do casal a partir das experiência vividas no país.

– A Índia é muito barulhenta, muitos vendedores, é muito rua, sabe? Mas a gente quis mostrar detalhes da cultura. Tanto que nem as fotos nem as telas contam com mais de duas pessoas no mesmo cenário – explica Daiana.

Ao todo são sete fotografias de Ricardo, produzidas no país há pouco mais de um ano, e sete telas de Daiana, preparadas no ano passado e, algumas, em fase de finalização. Telas e fotografias não têm relação entre si, no entanto, como abordam questões culturais e detalhistas do povo indiano, de certa forma elas acabam ocasionando um diálogo, evidente aos observadores.

wania@santa.com.br

WANIA BITTENCOURT

Um comentário:

Olhares sobre a Índia

Olhares sobre a Índia
Acrílica s/ tela / Acrilic on Canvas

Mulheres de Gujarat

Mulheres de Gujarat
Acrílica s/ tela / Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas

Acrílica / Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas