27 de janeiro de 2010

Site Specific na Arquitetura


Através do convite da Vasselai Incorporações foi possível realizar o trabalho de "site specific" no residencial Merlot, localizado na esquina da Rua 25 de Agosto com a Rua Santa Rosa, no bairro Itoupava Norte. Pensado a partir da geometria das janelas, os desenhos fixados ao seu redor, compõem uma narrativa que inverte a função das janelas fazendo alusão à “caixas”.Assim, os desenhos se inserem no contexto estrutural já estabelecido, criando um diálogo com a arquitetura.

A enciclopédia Itaú Cultural diz que "o termo sítio específico faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados - muitas vezes fruto de convites - para um certo local, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada. Nesse sentido, a noção liga-se à idéia de arte ambiente, que sinaliza uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço - incorporando-o à obra e/ou transformando-o -, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou as áreas urbanas
É possível afirmar ainda que as obras ou instalações site specific podem remeter à noção de arte pública que designa, em seu sentido corrente, a arte realizada fora dos espaços tradicionalmente dedicados a ela, os museus e galerias. A idéia geral é de que se trata de arte fisicamente acessível, que modifica a paisagem circundante, de modo permanente ou temporário."

Fonte:www.itaucultural.org.br/enciclopedia/

Um comentário:

  1. Isso ficava aqui perto de casa, passava pela frente todo dia e ficava olhando! Muito legal!

    ResponderExcluir

Olhares sobre a Índia

Olhares sobre a Índia
Acrílica s/ tela / Acrilic on Canvas

Mulheres de Gujarat

Mulheres de Gujarat
Acrílica s/ tela / Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas

Acrílica / Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas