20 de março de 2010

Mimetismo Urbano


Fotos: Charles Steuck
Artista recria paisagens 'escondidas' pelos outdoors

‘Mimetismo Urbano’ é o novo trabalho de Daiana Schvartz

O que há por trás daquele outdoor? Que paisagem ele esconde? Em sua nova obra “Mimetismo Urbano”, a artista visual Daiana Schvartz brinca com estas questões e reinventa a paisagem, trazendo para frente do outdoor o cenário por ele omitido.

A “mimese” do outdoor convida o espectador à reflexão, propondo uma anulação poética deste veículo de comunicação, e subvertendo o seu uso. Com isso, Daiana retoma a discussão iniciada em seu trabalho anterior, ‘Outdoor: Arte fora das portas’, uma crítica ao excesso visual e publicitário que invade as ruas, e ao apelo de consumo a que é exposto o indivíduo que transita pela cidade contemporânea. “O outdoor percebido e concebido como espaço essencialmente publicitário é convertido num objeto estético e conceitual”, explica Daiana.

Além da discussão e resignificação do espaço midiático, a escolha do suporte é também fruto de uma busca por novas linguagens, materiais, técnicas e suportes para a obra de arte. Ao eleger a rua como espaço para expor seu trabalho, a artista permite que um grande público, diferente daquele que normalmente frequenta salões e galerias, possa ter acesso à arte contemporânea, e põe em cheque questões sobre o acesso e a democratização dos espaço de arte.

Qualquer pessoa que transitar pelas ruas de Blumenau nas próximas semanas poderá se deparar com um dos seis outdoors espalhados pela cidade, o trabalho estará exposto até o dia 12 de abril.

O projeto “Mimetismo Urbano” foi viabilizado através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Fundação Cultural de Blumenau.


Informações para a imprensa:

Aline Assumpção, Jornalista (MTB/PR 5022 JP)
______________________________________________________________

Liquidificador
Comunicação e Arte

5 comentários:

  1. géélsuiiss, mutcho bom!!! congratchúleixans! rs..

    ResponderExcluir
  2. gééllsuiiss, mutcho bomm!!
    congratchúleixans!! rs..

    ResponderExcluir
  3. Tenho de parabenizar pelo grande trabalho da Daiana que é botar em cheque a reflexão da arte para a cidade. A arte blumenauense tão pouco lembrada entre a população e com uma certa divulgação carente. O consumo está tão voltado a produtos do mercado de mídia que mal se aproveita mais o prazer que é a arte. Apoio essa ideia, de discutir a arte urbana, que cada vez mais é tomada por uma paisagem desfragmentada, com planejamentos sem uma totalidade, com criações de imagens citadinas desarmoniosas, criando ambientes nem sempre estimulantes aos usuários. Mais uma vez deixo aqui minha salva de palmas! Sucesso para ti Daiana!

    ResponderExcluir
  4. Congratulations Dai! Bravissimo teu trabalho! Crítico, Criativo e Belo! Sucesso! Debi

    ResponderExcluir
  5. "O projeto "Mimetismo Urbano" foi viabilizado através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Fundação Cultural de Blumenau"

    boa iniciativa, o legal do lance é que o outdoor "provavelmente" foi pago com o dinheiro publico (quem pagou?), o lucro vai para empresa de outdoor, que vai investir em mais outdoors....

    ResponderExcluir

Olhares sobre a Índia

Olhares sobre a Índia
Acrílica s/ tela / Acrilic on Canvas

Mulheres de Gujarat

Mulheres de Gujarat
Acrílica s/ tela / Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas

Acrílica / Acrilic on Canvas

Acrílica s/ Tela/ Acrilic on Canvas